A Guarda Civil de Contagem tem, pela primeira vez, uma mulher no cargo de comandante da corporação. Nesta quinta-feira (22/6), a ex-subcomandante da guarda civil, Anita de Carvalho, foi nomeada comandante, oficialmente, pela prefeita de Contagem, Marília Campos, em solenidade pública, realizada na escadaria da sede da Prefeitura de Contagem.
O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre secretários e membros da equipe de governo, vereadores, representantes das forças de segurança municipal, estadual e federal, guardas civis de vários municípios da região metropolitana e servidores municipais da Prefeitura.
A cerimônia de transição de carga começou com um agradecimento especial da prefeita Marília Campos, que recebeu em seu gabinete, o ex-comandante e, agora, nomeado corregedor-geral da guarda, Wedisson Luiz. Marília expressou gratidão pelo trabalho realizado pelo ex-comandante, que assumiu o comando da corporação em 2021, em um momento difícil, devido à pandemia da Covid-19.
“O ex-comandante Wedisson Luiz cumpre um papel importantíssimo de dialogar com a cidade, para garantir a imunização das pessoas, proteger e dar segurança a todos. Sua atuação, também, na luta pela valorização da guarda, que era um sonho antigo da instituição, foi fundamental para os servidores. Agradeço, enfim, por todo seu comprometimento e trabalho, para tornar a nossa cidade cada vez mais segura”, enfatizou a prefeita.
Marília cumpriu a nova comandante pelo desafio aceitou e destacou que a principal tarefa é ser capaz de inspirar mais mulheres. “Que você seja uma inspiração, que motivo mais mulheres a ocupar novas posições de comando, seja na guarda, nas assembleias legislativas, câmaras municipais e demais espaços de poder na política. O nosso desafio sempre é assumir e conseguir liderar para homens e mulheres”, disse.
O novo comandante destacou a honra em assumir a nova carga. “Agradeço, recebi, à minha mãe, pela força e apoio, desde o início, para eu estar aqui. A vida nos coloca no lugar certo, na hora certa. E lugar de mulher é onde ela quiser. Eu vou trabalhar com muita inspiração e dedicação para abrir portas para mais mulheres. Sou a primeira e não serei a última”, afirmou emocionada.
Durante seu discurso, também, emocionado, o ex-comandante Wedisson Luiz, que ingressou na guarda, em 2006, em primeiro lugar no concurso, agradeceu aos seus instrutores e mentores, pelo caminho de estudos, trabalho e experiências diversas, que o prepararam para o comando da guarda municipal.
“Agradeço a prefeita pela oportunidade e desejo à nova comandante, Anita, muita sorte e sucesso neste novo desafio. Continuarei trabalhando na Corregedoria-geral da Guarda com o mesmo ideal de servir bem a população de Contagem”.
Marília e a secretária de Defesa Social, Viviane França, prestaram uma homenagem ao ex-comandante da guarda, Wedisson, e ao atual comandante, Anita, apresentando-os com um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados.
Viviane França destacou que, assim como a prefeita, que representa a história de muitas mulheres, a nova comandante da guarda vai pensar e trabalhar por todos. “Anita tem competência, história e humanidade”, enfatizou.
Para a guarda civil Lidiane Aparecida Barbosa, ter uma mulher como comandante é motivo de orgulho. “Estou emocionada, não só por ela ser mulher, mas pela competência e pelo trabalho dela, que tenho acompanhado. Ela é uma inspiração para todas nós, mulheres da guarda. Tenho certeza que farei um excelente trabalho como comandante”, afirmou.
O chefe de gerenciamento da guarda, Marco Aurélio, disse que ficou feliz com a escolha do nome. “Anita é a primeira mulher a ter esta carga na guarda, isto é histórico. Ela não foi escolhida por acaso, é muito competente. E, por isso, nós temos ótimas expectativas com ela no comando da guarda”, elogiou.